Regulamento

I. APRESENTAÇÃO

Em 2021, o Programa Rede Escolaí, lança o Desafio das Cartas, concurso de escrita criativa que faz parte do projeto Gincana Cultural da Comunidade, realizado pela Fundação Otacílio Coser – FOCO – e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, PRONAC nº 185661 (enquadramento no Art. 18 da Lei nº 8.313/1991), com o objetivo de estimular a escrita de crianças, adolescentes e jovens, com inspiração em uma atuação de empatia, engajamento e resiliência. Para isso, a proposta de produção para o concurso dar-se-á em formato lúdico, por meio de cartas, desenhos bilhetes.

O Desafio das Cartas terá três categorias cada uma com um tema próprio, apresentadas no capítulo IV. Os trabalhos produzidos – cartas, bilhetes e desenhos – devem ser originais e inéditos.

Os melhores trabalhos serão reconhecidos e publicados em um livro que será editado pela FOCO até o final de 2021.

Em nenhuma das etapas do projeto, qualquer recurso financeiro ou em espécie de qualquer tipo será requerido das escolas, ou dos alunos, ou dos pais, júri de qualquer instância do poder público, bem como de seus representantes. O Desafio das Cartas é inteiramente gratuito, oferecido pela Fundação Otacílio Coser – FOCO.

Este Regulamento do Concurso está disponível no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br

II. QUEM PODE PARTICIPAR

III. COMO SE INSCREVER

As escolas parceiras do Programa Rede Escolaí podem se inscrever gratuitamente no Desafio das Cartas no período de 09 a 27 de agosto, por meio de adesão ao Regulamento do Concurso, cujo termo encontra-se disponível no http://desafiodascartas.redeescolai.com.br.

As inscrições dos alunos e alunas serão aceitas somente após a assinatura do termo de adesão a este Regulamento pela escola parceira onde estejam matriculados e inclui o compromisso à formação de uma Comissão de Seleção. Caberá a essa Comissão: a divulgação do concurso junto à comunidade escolar, a organização das inscrições dos alunos e alunas interessados em participar, bem como a condução da primeira etapa do processo seletivo dos melhores trabalhos (capítulo VII).

Os trabalhos produzidos pelos alunos e alunas deverão ser entregues à Comissão de Seleção de sua escola junto com a ficha de inscrição entre 23 de agosto e 03 de setembro de 2021.

A FOCO disponibiliza o modelo de ficha de inscrição no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br de modo que os alunos e alunas interessados em participar possam acessar, imprimir, preencher e entregar na sua escola.

Os alunos e alunas deverão aguardar o resultado da primeira etapa do processo seletivo feito pela Comissão de Seleção da escola.

As datas das fases do processo seletivo, bem como os nomes dos autores dos trabalhos que passarem à fase seguinte serão informados no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br

IV. CATEGORIAS

O Desafio das Cartas tem três categorias , todas versam sobre temas alusivos à peculiar experiência pandêmica, vivida nos anos 2020 e 2021, que motivou a suspensão das aulas, acarretando situações inusitadas à comunidade escolar. Ressalte-se ainda, que as categorias estarão sujeitas às regras constantes do Desafio das Cartas.

Categoria 1: Alunos e alunas do ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

  • Tema: “Estou com saudade de você”
  • Pode ser um bilhete ou um desenho e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título, independentemente de ser bilhete ou desenho;
  • O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor ou professora.
  • Se bilhete, o texto deve respeitar os limites de cinco a quinze linhas;
  • Se desenho, deve ser feito em uma folha (de caderno ou sulfite tamanho A4); Bilhetes e desenhos são aceitos em arquivos de texto ou de imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução desses devem garantir legibilidade e boa visualização de detalhes. Deverão ter entre 200KB e 5 MB (ou 5120KB).

Categoria 2: Alunos e alunas do ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

  • Tema: “Eu e minha escola”
  • Deve ser produzido no formato de carta e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título;
  • O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor, professora colega de outra escola ou autoridade.
  • A carta deve respeitar os limites de uma a duas folhas de caderno ou sulfite tamanho A4. Se digitada, seguirá a mesma regra, ou seja, de uma a duas páginas no Microsoft Word ou em programas similares;
  • As cartas são aceitas em arquivos de texto ou imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução dos textos deverão garantir a legibilidade e a boa visualização de detalhes. Devem ter entre 200KB e 5 MB (ou 5120KB).

Categoria 3: Alunos e alunas do ensino Médio (1º ao 3º ano) e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), desde que observada a idade máxima de 18 anos e 11 meses no momento da inscrição.

  • Tema: “Minha viagem para o amanhã”
  • Deve ser produzido no formato de carta e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título;
  • O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor, professora colega de outra escola ou autoridade.
  • A carta deve respeitar os limites de uma a duas folhas de caderno ou sulfite tamanho A4. Se digitada, seguirá a mesma regra, ou seja, de uma a duas páginas e Microsoft Word ou em programas similares;
  • As cartas são aceitas em arquivos de texto ou imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução dos textos deverão garantir a legibilidade e a boa visualização de detalhes. Devem ter entre 200KB – 5 MB (ou 5120KB).

V. INSPIRAÇÃO PARA OS PARTICIPANTES

No site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br alunos e alunas, podem consultar o vídeo e guia orientador para obter referências de como produzir trabalhos interessantes e adequados aos temas definidos para o concurso.

Sugestões, orientações, dicas e cartas inspiradoras estão também disponíveis do site do Instituto Moreira Salles https://www.correioims.com.br/data/1500/. Nele é possível encontrar cartas curiosas de personagens brasileiros ilustres, além de sugestões de filmes sobre esse importante gênero de escrita que há séculos conecta pessoas das mais distantes localidades.

Os alunos e alunas participantes não são obrigados a acessar tais materiais para se inscreverem.

VI. AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Os bilhetes e desenhos, da Categoria 1 serão avaliados pelos seguintes critérios e pesos:

  • Criatividade (peso 2): Diversidade de palavras no bilhete, bem como nas formas, cores e detalhamento do desenho;
  • Originalidade (peso 3): Habilidade de dizer o que sente de forma diferente e inusitada, tanto usando palavras, como imagens;
  • Linguagem (peso 1): Habilidade de transmitir ao leitor/a sua mensagem de forma coerente e clara, seja usando a escrita ou a imagem.

As cartas das Categorias 2 e 3 serão avaliadas pelos seguintes critérios e pesos:

  • Criatividade (peso 2): Apresenta ideias originais expressas na escrita, incluindo compartilhamento de experiências próprias e preocupação com o coletivo;
  • Coerência textual (peso 3): Apresenta um texto com clareza e fluidez de ideias permitindo fácil compreensão.;
  • Linguagem (peso 2): Tem domínio da língua escrita, fazendo uso de um vocabulário diversificado;
  • Adequação ao gênero carta (peso 2): Direciona a carta a alguém ou alguma instituição, e utiliza uma estrutura textual adequada ao destinatário da carta;
  • Ortografia (peso 1): Utiliza uma escrita com correção gramatical (ortografia, pontuação, acentuação, concordância etc.). As variantes linguísticas serão consideradas.

VII – PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo do Desafio das Cartas terá três fases:

FASE 1: Seleção pela Comissão de Seleção da Escola

FASE 2: Seleção pela Equipe de Avaliação Técnica

FASE 3: Seleção pelo Juri

Todas as fases de seleção são amplamente divulgadas nas mídias sociais e no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br produzido especialmente para o concurso.

VIII. PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO

Os dez finalistas, por categoria, receberão um Certificado de Reconhecimento, terão seu trabalho publicado no livro pertinente ao concurso e receberão 1 exemplar do livro a ser editado pela FOCO.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados da seguinte forma:

Categoria 1

Categoria 2

Categoria 3

Os demais sete finalistas receberão um vale livro.

A FOCO não será responsável por recarga dos chips, funcionalidade do acesso à internet manutenção de equipamentos e outras demandas que possam surgir na conexão com a internet ou uso do equipamento oferecido. Todavia, em caso de problemas cobertos pela garantia dos produtos entregues, a FOCO os encaminhará à assistência técnica para averiguação do problema e eventual conserto e/ou substituição, segundo a assistência técnica.

A decisão final do concurso Desafio das Cartas será amplamente divulgada aos vencedores, às escolas, no site e nas mídias sociais (Facebook e Instagram), sem prejuízo de outros canais escolhidos pela FOCO.

A entrega dos prêmios acontecerá em eventos de encerramento previstos nos três estados, Espírito Santo, Goiás e São Paulo para o mês de novembro de 2021. No caso de impossibilidade de comparecimento pessoal dos vencedores ou de realização de evento presencial, a FOCO organizará um evento virtual e encaminhará os prêmios às escolas onde estudam o(s) alunos(s) vencedor(es) até o fim de janeiro de 2022.

IX. DISPOSIÇÕES FINAIS

  • Ao aderir ao Regulamento do Concurso Desafio das Cartas, os alunos e alunas participantes e seus responsáveis concordam com a autonomia das decisões em todas as fases do projeto, não se admitindo contra elas nenhum recurso, seja em relação às decisões da Comissão de Seleção de cada escola, da Equipe de Avaliação e do Juri.
  • Os membros das Comissões de Seleção da escola, da Equipe de Avaliação e do Júri não podem ter parentesco até 3º grau, com nenhum dos participantes.
  • Casos omissos e empates serão resolvidos pela Organização do Desafio das Cartas, formada pelos membros da FOCO, cuja decisão será soberana e contra ela não caberá qualquer recurso.
  • A Organização do Desafio das Cartas poderá, a qualquer momento, desclassificar, suspender ou cancelar a inscrição de qualquer aluno e aluna caso seja verificado o desatendimento de qualquer exigência deste regulamento.
  • Os prazos previstos para cada etapa do concurso poderão ser alterados à critério da FOCO. Nesse caso, essa informará, no site e nas mídias sociais, qualquer alteração ocorrida, e, por WhatsApp, às escolas, com tempo hábil para adaptação e cumprimento pelos participantes.
  • Ao aderir ao presente Regulamento deste concurso a escola, a aluna ou aluno vencedor autoriza a divulgação de seu nome e responsável para os fins relacionados à promoção do concurso durante ou posteriormente à sua realização.
  • A escola se compromete a apresentar evidências de cumprimento de qualquer das regras nesse Regulamento, em especial, evidencias da formação da Comissão de Seleção conforme orientação acima, a legitimidade do responsável, pai ou mãe que autorizar a participação do aluno no concurso, a regular matrícula do aluno na escola no ano letivo de 2021.