Regulamento
I. APRESENTAÇÃO
Em 2021, o Programa Rede Escolaí, lança o Desafio das Cartas, concurso de escrita criativa que faz parte do projeto Gincana Cultural da Comunidade, realizado pela Fundação Otacílio Coser – FOCO – e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, PRONAC nº 185661 (enquadramento no Art. 18 da Lei nº 8.313/1991), com o objetivo de estimular a escrita de crianças, adolescentes e jovens, com inspiração em uma atuação de empatia, engajamento e resiliência. Para isso, a proposta de produção para o concurso dar-se-á em formato lúdico, por meio de cartas, desenhos bilhetes.
O Desafio das Cartas terá três categorias cada uma com um tema próprio, apresentadas no capítulo IV. Os trabalhos produzidos – cartas, bilhetes e desenhos – devem ser originais e inéditos.
Os melhores trabalhos serão reconhecidos e publicados em um livro que será editado pela FOCO até o final de 2021.
Em nenhuma das etapas do projeto, qualquer recurso financeiro ou em espécie de qualquer tipo será requerido das escolas, ou dos alunos, ou dos pais, júri de qualquer instância do poder público, bem como de seus representantes. O Desafio das Cartas é inteiramente gratuito, oferecido pela Fundação Otacílio Coser – FOCO.
Este Regulamento do Concurso está disponível no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br
II. QUEM PODE PARTICIPAR
- Alunos e alunas regularmente matriculados em 2021 nas escolas parceiras que participaram do Programa Rede Escolaí entre 2019 e 2021, e que aderirem ao Regulamento do Concurso Desafio das Cartas, conforme abaixo transcrito. A FOCO disponibiliza a relação das escolas, cópia deste Regulamento e os modelos de documentos necessários nos termos desse regulamento no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br especialmente desenvolvido para atender as necessidades desse concurso
- A idade máxima do aluno e aluna que queiram participar do Desafio das Cartas é de 18 anos e 11 meses na data de inscrição.
- PCD – Pessoas com Deficiência – poderão ser assistidas por professores ou professoras da própria escola e familiares, para completarem o Desafio das Cartas. Essa condição deve ser informada na hora da inscrição e será passível de verificação posterior.
- Apenas as escolas parceiras do Programa Rede Escolaí são convidadas a participar do Desafio das Cartas, por meio das Secretarias Municipais de Ensino, Secretarias Estadual de Ensino ou Diretorias de Ensino.
III. COMO SE INSCREVER
As escolas parceiras do Programa Rede Escolaí podem se inscrever gratuitamente no Desafio das Cartas no período de 09 a 27 de agosto, por meio de adesão ao Regulamento do Concurso, cujo termo encontra-se disponível no http://desafiodascartas.redeescolai.com.br.
As inscrições dos alunos e alunas serão aceitas somente após a assinatura do termo de adesão a este Regulamento pela escola parceira onde estejam matriculados e inclui o compromisso à formação de uma Comissão de Seleção. Caberá a essa Comissão: a divulgação do concurso junto à comunidade escolar, a organização das inscrições dos alunos e alunas interessados em participar, bem como a condução da primeira etapa do processo seletivo dos melhores trabalhos (capítulo VII).
Os trabalhos produzidos pelos alunos e alunas deverão ser entregues à Comissão de Seleção de sua escola junto com a ficha de inscrição entre 23 de agosto e 03 de setembro de 2021.
A FOCO disponibiliza o modelo de ficha de inscrição no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br de modo que os alunos e alunas interessados em participar possam acessar, imprimir, preencher e entregar na sua escola.
Os alunos e alunas deverão aguardar o resultado da primeira etapa do processo seletivo feito pela Comissão de Seleção da escola.
As datas das fases do processo seletivo, bem como os nomes dos autores dos trabalhos que passarem à fase seguinte serão informados no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br
IV. CATEGORIAS
O Desafio das Cartas tem três categorias , todas versam sobre temas alusivos à peculiar experiência pandêmica, vivida nos anos 2020 e 2021, que motivou a suspensão das aulas, acarretando situações inusitadas à comunidade escolar. Ressalte-se ainda, que as categorias estarão sujeitas às regras constantes do Desafio das Cartas.
Categoria 1: Alunos e alunas do ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
- Tema: “Estou com saudade de você”
- Pode ser um bilhete ou um desenho e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título, independentemente de ser bilhete ou desenho;
- O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor ou professora.
- Se bilhete, o texto deve respeitar os limites de cinco a quinze linhas;
- Se desenho, deve ser feito em uma folha (de caderno ou sulfite tamanho A4); Bilhetes e desenhos são aceitos em arquivos de texto ou de imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução desses devem garantir legibilidade e boa visualização de detalhes. Deverão ter entre 200KB e 5 MB (ou 5120KB).
Categoria 2: Alunos e alunas do ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).
- Tema: “Eu e minha escola”
- Deve ser produzido no formato de carta e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título;
- O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor, professora colega de outra escola ou autoridade.
- A carta deve respeitar os limites de uma a duas folhas de caderno ou sulfite tamanho A4. Se digitada, seguirá a mesma regra, ou seja, de uma a duas páginas no Microsoft Word ou em programas similares;
- As cartas são aceitas em arquivos de texto ou imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução dos textos deverão garantir a legibilidade e a boa visualização de detalhes. Devem ter entre 200KB e 5 MB (ou 5120KB).
Categoria 3: Alunos e alunas do ensino Médio (1º ao 3º ano) e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), desde que observada a idade máxima de 18 anos e 11 meses no momento da inscrição.
- Tema: “Minha viagem para o amanhã”
- Deve ser produzido no formato de carta e deve discriminar o destinatário, o remetente e o título;
- O aluno ou aluna deve escolher a quem será enviado: algum familiar, amigo, amiga, professor, professora colega de outra escola ou autoridade.
- A carta deve respeitar os limites de uma a duas folhas de caderno ou sulfite tamanho A4. Se digitada, seguirá a mesma regra, ou seja, de uma a duas páginas e Microsoft Word ou em programas similares;
- As cartas são aceitas em arquivos de texto ou imagem (fotografia ou documento escaneado), nos formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. O tamanho e resolução dos textos deverão garantir a legibilidade e a boa visualização de detalhes. Devem ter entre 200KB – 5 MB (ou 5120KB).
V. INSPIRAÇÃO PARA OS PARTICIPANTES
No site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br alunos e alunas, podem consultar o vídeo e guia orientador para obter referências de como produzir trabalhos interessantes e adequados aos temas definidos para o concurso.
Sugestões, orientações, dicas e cartas inspiradoras estão também disponíveis do site do Instituto Moreira Salles https://www.correioims.com.br/data/1500/. Nele é possível encontrar cartas curiosas de personagens brasileiros ilustres, além de sugestões de filmes sobre esse importante gênero de escrita que há séculos conecta pessoas das mais distantes localidades.
Os alunos e alunas participantes não são obrigados a acessar tais materiais para se inscreverem.
VI. AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Os bilhetes e desenhos, da Categoria 1 serão avaliados pelos seguintes critérios e pesos:
- Criatividade (peso 2): Diversidade de palavras no bilhete, bem como nas formas, cores e detalhamento do desenho;
- Originalidade (peso 3): Habilidade de dizer o que sente de forma diferente e inusitada, tanto usando palavras, como imagens;
- Linguagem (peso 1): Habilidade de transmitir ao leitor/a sua mensagem de forma coerente e clara, seja usando a escrita ou a imagem.
As cartas das Categorias 2 e 3 serão avaliadas pelos seguintes critérios e pesos:
- Criatividade (peso 2): Apresenta ideias originais expressas na escrita, incluindo compartilhamento de experiências próprias e preocupação com o coletivo;
- Coerência textual (peso 3): Apresenta um texto com clareza e fluidez de ideias permitindo fácil compreensão.;
- Linguagem (peso 2): Tem domínio da língua escrita, fazendo uso de um vocabulário diversificado;
- Adequação ao gênero carta (peso 2): Direciona a carta a alguém ou alguma instituição, e utiliza uma estrutura textual adequada ao destinatário da carta;
- Ortografia (peso 1): Utiliza uma escrita com correção gramatical (ortografia, pontuação, acentuação, concordância etc.). As variantes linguísticas serão consideradas.
VII – PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo do Desafio das Cartas terá três fases:
FASE 1: Seleção pela Comissão de Seleção da Escola
- A escola é responsável por formar uma Comissão de Seleção até no máximo o dia 27 de agosto, composta por, pelo menos, um representante dos professores, um representante dos alunos, um representante dos familiares ou dos voluntários da comunidade. A FOCO poderá solicitar evidências da formação da Comissão com a representatividade mínima acima
- Essa Comissão tem acesso ao Guia disponibilizado pela FOCO no site do concurso. Ele apresenta detalhamento dos critérios, pesos, pontuação (ótimo, bom, regular e fraco) e dicas para avaliar os desenhos, bilhetes e cartas, além de vídeo explicativo e de número de WhatsApp que funciona como plantão de dúvidas, exclusivo para as escolas participantes do concurso. A avaliação deve seguir rigorosamente os critérios e a pontuação explicitados no referido Guia.
- Cada bilhete, desenho e carta deve ser avaliado por dois membros da Comissão de Seleção da escola
- A Comissão de Seleção de cada escola escolherá até 5 trabalhos por categoria que devem ser enviados para a FOCO, por meio do site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br/. Para esse procedimento, é necessário utilizar o Login e senha fornecidos pela FOCO por WhatsApp após a adesão ao concurso
- A Comissão de Seleção de cada escola fará o upload dos trabalhos selecionados, acompanhados da ficha de inscrição (disponível no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br, bem como da autorização dos pais ou responsáveis para participação de cada aluno ou aluna.
- É fundamental que a Comissão de Seleção escolha um coordenador ou coordenadora que gerencie a inscrição dos alunos e alunas, distribuição das produções para a leitura, assim como as pontuações.
- O modelo de documento para autorização dos pais ou responsáveis, as instruções para upload e as demais informações do concurso estão disponíveis no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br. A escola deve enviar essas informações aos alunos, alunas e responsáveis por WhatsApp.
- Não são aceitos trabalhos que não estiverem acompanhados da ficha de inscrição e da autorização dos pais ou responsáveis
- O upload do trabalho produzido pelo aluno ou aluna, da ficha de inscrição e da autorização do pai ou responsável deverá ocorrer no período de 06 de a 24 de setembro.
- A escola é responsável pelo correto envio do trabalho e de documentos, bem como pela autenticidade e veracidade das informações fornecidas à FOCO Não serão aceitos trabalhos fora desse prazo, exceto no caso de desclassificação, quando a FOCO pode solicitar à escola, que faça substituição de algum trabalho por outro, em razão de inadequação ao Regulamento.
- Recomenda-se que a Comissão de Seleção guarde os trabalhos não selecionados pelo menos por mais 30 dias, para eventual necessidade de substituição por desclassificação.
- ATENÇÃO, PRAZO ALTERADO DE 13 A 24 DE SETEMBRO
- ATENÇÃO, RECOMENDA-SE A GUARDA DOS TRABALHOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2021.
FASE 2: Seleção pela Equipe de Avaliação Técnica
- Os trabalhos selecionados pela Comissão de Seleção de cada escola inscrita (Fase 1 acima) são encaminhados pela FOCO à Equipe de Avaliação Técnica formada por profissionais qualificados.
- A avaliação dos trabalhos é baseada nos mesmos critérios usados pelas Comissões de Seleção das escolas. conforme cada categoria.
- Todos os trabalhos devem ser lidos por dois profissionais da Equipe de Avaliação Técnica.
- Nessa etapa, são verificados também os documentos dos alunos e alunas, ficha de inscrição e autorização dos responsáveis. Caso estejam incompletos, o trabalho pode ser desclassificado. Nesse caso cabe à FOCO definir se solicita a substituição do trabalho desclassificado à escola do aluno ou aluna cujo trabalho tenha sido desclassificado.
- Na Fase 2 são selecionados até 40 semifinalistas por categoria e tem término previsto de ser encerrada até o dia 1º de outubro de 2021
- ATENÇÃO, PRAZO ALTERADO DE 25 DE SETEMBRO A ATÉ 10 DE OUTUBRO
FASE 3: Seleção pelo Juri
- O Juri é formado por convidados pela organização do Desafio das Cartas escolhidos pela Fundação Otacílio Coser – FOCO e segue os mesmos critérios de seleção das duas fases anteriores;
- O Juri seleciona até 10 cartas finalistas por categoria e os 3 primeiros colocados de cada categoria até 15 de outubro de 2021. A decisão deve ser comunicada no evento de encerramento do Programa Rede Escolaí, previsto para novembro de 2021.
- ATENÇÃO, PRAZO ALTERADO DE 11 A 22 DE OUTUBRO.
Todas as fases de seleção são amplamente divulgadas nas mídias sociais e no site http://desafiodascartas.redeescolai.com.br produzido especialmente para o concurso.
VIII. PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO
Os dez finalistas, por categoria, receberão um Certificado de Reconhecimento, terão seu trabalho publicado no livro pertinente ao concurso e receberão 1 exemplar do livro a ser editado pela FOCO.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados da seguinte forma:
Categoria 1
- 1º lugar –Tablet “Kids” + plano de internet por 1 ano
- 2º lugar – Kindle + biblioteca digital (Amazon) por 1 ano
- 3º lugar – Jogo eletrônico educativo – avulso.
Categoria 2
- 1º lugar – um Tablet + plano de internet por 1 ano
- 2º lugar – Kindle + biblioteca digital (Amazon) por 1 ano
- 3º lugar – um celular + 1 chip por 1 ano
Categoria 3
- 1º lugar – Notebook + plano de internet por 1 ano
- 2º lugar – Tablet + plano de internet por 1 ano
- 3º lugar – Kindle + biblioteca digital (Amazon, por 1 ano)
Os demais sete finalistas receberão um vale livro.
A FOCO não será responsável por recarga dos chips, funcionalidade do acesso à internet manutenção de equipamentos e outras demandas que possam surgir na conexão com a internet ou uso do equipamento oferecido. Todavia, em caso de problemas cobertos pela garantia dos produtos entregues, a FOCO os encaminhará à assistência técnica para averiguação do problema e eventual conserto e/ou substituição, segundo a assistência técnica.
A decisão final do concurso Desafio das Cartas será amplamente divulgada aos vencedores, às escolas, no site e nas mídias sociais (Facebook e Instagram), sem prejuízo de outros canais escolhidos pela FOCO.
A entrega dos prêmios acontecerá em eventos de encerramento previstos nos três estados, Espírito Santo, Goiás e São Paulo para o mês de novembro de 2021. No caso de impossibilidade de comparecimento pessoal dos vencedores ou de realização de evento presencial, a FOCO organizará um evento virtual e encaminhará os prêmios às escolas onde estudam o(s) alunos(s) vencedor(es) até o fim de janeiro de 2022.
IX. DISPOSIÇÕES FINAIS
- Ao aderir ao Regulamento do Concurso Desafio das Cartas, os alunos e alunas participantes e seus responsáveis concordam com a autonomia das decisões em todas as fases do projeto, não se admitindo contra elas nenhum recurso, seja em relação às decisões da Comissão de Seleção de cada escola, da Equipe de Avaliação e do Juri.
- Os membros das Comissões de Seleção da escola, da Equipe de Avaliação e do Júri não podem ter parentesco até 3º grau, com nenhum dos participantes.
- Casos omissos e empates serão resolvidos pela Organização do Desafio das Cartas, formada pelos membros da FOCO, cuja decisão será soberana e contra ela não caberá qualquer recurso.
- A Organização do Desafio das Cartas poderá, a qualquer momento, desclassificar, suspender ou cancelar a inscrição de qualquer aluno e aluna caso seja verificado o desatendimento de qualquer exigência deste regulamento.
- Os prazos previstos para cada etapa do concurso poderão ser alterados à critério da FOCO. Nesse caso, essa informará, no site e nas mídias sociais, qualquer alteração ocorrida, e, por WhatsApp, às escolas, com tempo hábil para adaptação e cumprimento pelos participantes.
- Ao aderir ao presente Regulamento deste concurso a escola, a aluna ou aluno vencedor autoriza a divulgação de seu nome e responsável para os fins relacionados à promoção do concurso durante ou posteriormente à sua realização.
- A escola se compromete a apresentar evidências de cumprimento de qualquer das regras nesse Regulamento, em especial, evidencias da formação da Comissão de Seleção conforme orientação acima, a legitimidade do responsável, pai ou mãe que autorizar a participação do aluno no concurso, a regular matrícula do aluno na escola no ano letivo de 2021.